Polícia Civil promove encontro com os Conseg's
- portalfnr
- 23 de jun. de 2016
- 3 min de leitura

O encontro tem como finalidade intensificar atuação das unidades policiais junto aos conselhos comunitários de segurança - Conseg's.
Integrar e aproximar a sociedade do trabalho realizado pela Polícia Civil através dos Conseg’s (Conselhos de Segurança Comunitário), este foi o objetivo do encontro realizado na noite desta quinta-feira, dia 16 de junho, na sede do SIPOL (Sindicato dos Policiais Civis) de Presidente Prudente. Na ocasião estiveram presentes policiais civis, delegados, autoridades locais, além de representantes e membros dos Conseg’s da Seccional de Presidente Prudente.
O cerimonial realizado pelo delegado Antenor Ferreira Pavarina, contou com a colaboração e idealização da delegada seccional de Polícia Civil de Presidente Prudente, Ieda Maria Cavalli de Aguiar Filgueiras. “Através desta reunião podemos viabilizar a aproximação dos membros natos da Polícia Civil que são os Conseg’s, bem como estreitar os laços com a comunidade mostrando como é realizado o trabalho da Polícia Civil por meio de suas atribuições nas unidades territoriais e especializadas de Presidente Prudente”, destaca.
Representando a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), a delegada Daniela Roefero Marrey Sanchez também salientou a importância do encontro. “É de suma importância compartilhar experiências entre a instituição Polícia Civil e membros da comunidade, através dos Conseg’s. Através deste contato mais próximo o nosso exercício profissional se torna ainda mais efetivo e próximo a sociedade”, afirma.
Por meio do trabalho de inteligência e investigação realizado diariamente pela Polícia Civil, o acesso à informação é uma das chaves para resolução de crimes e atos ilegais. A reunião, segundo o delegado Celso Marques Caldeira, responsável pela DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes), contribui para que a comunidade tenha o entendimento de como funciona o trabalho realizado pela Polícia Civil.
“Quando trabalhamos com a investigação sobre entorpecentes a ajuda da comunidade é muito importante para atuarmos nas denúncias e chegar até os acusados e suspeitos. Esta interação entre membros da comunidade e Polícia Civil é essencial para o nosso trabalho”, salienta.
Dar agilidade na resolução dos problemas da comunidade em crimes de menor potencial ofensivo, este é o objetivo do Necrim (Núcleo Especial Criminal), onde a titularidade da delegacia compete a Wagner Silva Negre. “Através de conciliações e a participação da comunidade conseguimos obter resultados satisfatórios na solução de problemas e crimes. A reunião tem este propósito, trabalhar em conjunto com os Conseg’s e a sociedade de modo geral”, cita.
Marcelo Quevedo, delegado coordenador da CPJ (Central de Polícia Judiciária) e (CIP) Centro de Inteligência Policial relata que o melhor elo entre a sociedade e a Polícia Civil são os Conseg’s. “A reunião permite que a sociedade conheça um pouco mais do nosso trabalho, pois somos prestadores de serviços e atuamos na preservação da segurança público para a comunidade. Queremos estar cada vez mais próximos da população”, destaca.
Garantir a preservação do direito e defesa do idoso, a Delegacia de Proteção ao Idoso de Presidente Prudente, também esteve presente representada pelo delegado titular, Arnaldo Gonino, que também ressaltou a importância do evento. “Sempre trabalhamos integrados com os conselhos comunitários de segurança. Para nós é fundamental a proximidade com diversos seguimentos da sociedade que irá nos auxiliar na resolução dos problemas, principalmente, quando tratamos de idoso, já que queremos uma resolução rápida para eles. A reunião foi muito satisfatória”, menciona.
Conselhos comunitários Representando do Conseg Centro-Sul, o presidente Rodrigo Romão ressaltou a importância da integração e proximidade entre os conselhos comunitários e a Polícia Civil. “Parabenizo a iniciativa da seccional de reunir as delegacias da Polícia Civil de Presidente Prudente e coloco o Conseg Centro-Sul à disposição das unidades para contribuir com a segurança e atendimento à comunidade prudentina”, enfatizou.
Para o presidente do Conseg de Pirapozinho, Ademir Aparecido Alves, a ocasião proporcionou além do conhecimento da rotina do trabalho da Polícia Civil, a proximidade com as unidades. “Vejo esta reunião como uma oportunidade de atuação em conjunto entre Conseg e Polícia Civil, já que somos uma ponte entre a população e as autoridades policiais. Através desta proximidade podemos atuar na solução de conflitos promovendo conciliações entre a comunidade”, destaca.
Comments